Festival de Woodstock faz 40 anos de influência mundial

O pôster original do festival

O pôster original do festival

No dia 15 de Agosto deste mês, comemorou-se o aniversário de 40 anos do festival de Woodstock. Realizado em uma fazenda, na cidade rural de Bethel, no estado de New York, o evento, na verdade, deveria ter acontecido na cidade de Woodstock, também em NY, mas a população da cidade não permitiu. Entre os dias 15 e 17 de Agosto de 1969, meio milhão de pessoas passaram pela fazenda que reuniu 32 atrações – incluindo artistas como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Santana, Sly & the Family Stone, Creedence Clearwater Revival, The Who, entre muitos outros.

O evento deveria ter acontecido na cidade de Woodstock, no estado de Nova York, mas a população local não permitiu a realização. Os idealizadores então remanejaram o festival para a cidade de Bethel, também em Nova York. O evento foi sediado em uma fazenda, e foram vendidos ingressos a U$18 na época (hoje equivaleria a U$75). Apenas 186.000 ingressos foram vendidos antecipadamente, portanto os organizadores estavam esperando um público de até duzentas mil pessoas, mas cercas e limites não foram respeitados por grande parte dos quinhentos mil expectadores.

“Woodstock mudou a indústria da música”, afirma Stan Goldstein, um dos organizadores originais. “Pela primeira vez, pudemos ver o poder que tinham os artistas para atrair multidões”, acrescentou. O festival virou um documentário lançado em 1970, e apesar de ter sido elaborado visando o lucro, deixou uma imagem muito forte da sociedade utópica idealizada pelos jovens de Woodstock. Mesmo que a guerra no Vietnã tenha terminado apenas 4 anos depois, o recado pela paz foi dado.

Alguns especialistas questionam o que restou de Woodstock. Já que boa parte dos jovens que foram ao festival, hoje em dia estão nos seus sessenta anos, com famílias crescidas. Talvez seja a geração de pais e mães que criaram seus filhos com liberdade de expressão, a geração que aceitou a internet como membro familiar, e que ensinou os filhos a questionarem mais da vida. A verdadeira herança de Woodstock não está no seu documentário e na sua trilha sonora: a crença nas pessoas, na natureza e na liberdade e toda a atitude ‘paz e amor’ são inesquecíveis, até mesmo para quem nasceu vinte anos após o festival.

O festival atraiu cerca de 150% a mais de público!

O festival atraiu cerca de 150% a mais de público!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Educação, Música

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s