55 anos de história e tradição

Vista aérea do Olímpico Monumental

Vista aérea do Olímpico Monumental

Há exatos 55 anos, em 19 de setembro de 1954, o Grêmio Foot-ball Porto Alegrense mostrava para o Brasil o crescimento da torcida tricolor e inaugurava o estádio Olímpico, no bairro Azenha na capital gaúcha. O projeto para o futuro estádio foi escolhido após concurso realizado em 1950, tendo como vencedor o arquiteto Plínio Oliveira Almeida que trabalhou do início ao fim da construção.

O primeiro jogo realizado no estádio, em 19 de setembro, foi Grêmio e Nacional de Montevidéu, uma das potências futebolísticas da América do Sul na época. O jogo foi decidido em 2 a 0 para o tricolor gaúcho com dois gols do atacante Vitor. O primeiro Grenal realizado no novo estádio foi no dia 26 de setembro, ainda pela comemoração da inauguração. A vitória foi colorada pelo placar de 6 a 2 com gols de Sarará e Zunino para o Grêmio e Larry (4), Jerônimo e Canhotinho  para o Internacional.

O estádio foi elevado a título de Olímpico Monumental no ano de 1980 quando o anel superior foi concluído. O arquiteto Plínio Almeida ainda foi o coordenador do projeto juntamente com os arquitetos Rogério de Castro Oliveira e Fábio Boni. O primeiro jogo com o título de Olímpico Monumental se deu no dia 21 de junho de 1980 em um vitória de 1 a 0 sobre o Vasco da Gama, em partida amistosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Geral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s