Sistema registra neurônios e produz som dos pensamentos

Sistema transforma pensamentos em frequencia de rádio FM e um sintatizador os transforma em som

Fonte: Info Online

Um grupo de pesquisa da Universidade de Boston está desenvolvendo um equipamento capaz de reproduzir o som do que o indivíduo conectado estiver pensando. O Neuralynx não tem fios e funciona através de eletrodos colocados no cérebro que atuam em conjunto com amplificadores e transmissores instalados debaixo do couro cabeludo. O sistema transmite informações para um notebook usando ondas de rádio FM.

Os pesquisadores afirmam que houve um teste bem-sucedido com um homem de 26 anos, há uma década com uma grave lesão cerebral que o deixou paralítico. Com o aparelho instalado no indivíduo, o notebook reconhece o sinal analógico vindo dos eletrodos e o transforma em informação digital. Após, o sistema interpreta os dados como comandos de voz e envia a um sintetizador para ser transformado em som.

O processo inteiro demora apenas 50 milissegundos, conforme Frank Guenther, responsável pelo projeto. Este tempo é comparável à demora do cérebro humano para realizar o processo através de nervos, cordas vocais e boca. Atualmente, o sistema só produz vogais. O próximo passo, conforme o pesquisador, é conseguir registrar mais neurônios e implementar um sintetizador que produza consoantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s